quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Trabalhando o TP2 - Unidade 6/A frase e sua organização

O nosso encontro aconteceu na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Nesves, em Parazinho/RN, no horário das 8h às 12h do dia 17/11 do corrente ano.
No primeiro momento, recolhi e comentamos os avançando na prática dos professores cursistas, e em seguida, tratei dos objetivos da Unidade 5/Gramaática: e seus vários sentidos. Dei início da unidade em estudo, enaltecendo os objetivos do nosso estudo, abrindo um espaço para uma interação entre a formadora e os cursistas.
No segundo momento, vimos todos os resumindos da unidade para que pudesse ficar bem claro o nosso conceito e conhecimento do que é frase e oração, sempre havendo espaço para as colocações dos cursistas, e para que ficássemos inteirados do TP2 - Unidade 6.
No terceiro momento, trabalhei a atividade 7 do TP, na página 59, sendo feito pelos cursistas e socializando a mesma.
No quarto momento, começamos trabalhar a Oficina da Unidade 6, na página 149, trabalhando o TEXTO 1 de Maria Clara Machado "Maria e Pedro na cova do vento", caracterizamos a melodia do texto procurando enfatizar o trabalho da oralidade textual, caracterizamos as tias Adelaide, Adalgisa e Aurélia, pedindo para os cursistas elaborarem perguntas pensando nos seus alunos para que eles pudessem chegar a caracterização do que as três tias possuem em comum e diferentes nas suas personalidades, observando as suas falas, os seus nomes, os seus valores, em oposição as duas crianças, logo ao término da atividade socializamos as produções.
Trabalhamos o TEXTO 2 da oficina de Leo Cunha, "Quatro", procurando interp´retar o poema e produzir um texto narrativo que envolvesse os quatro elementos e as suas oposições. Em seguida houve a socialização.
No quinto momento, elaborei em slides os Fatos Linguísticos que poderiam ser bem trabalhados a partir dos textos estudados, sendo uma experiência bem proveitosa.
E por fim finalizamos o encontro fazendo comentários sobre a proposta do avançando na prática das páginas 51, 56 e 65, como poderia ser trabalhado adequando o nível da atividade a turma, e vendo as questões do projeto elaborado pelos cursistas.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Trabalhando o TP1 - Unidade 4/A intertextualidade

O nosso encontro aconteceu na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Nesves, em Parazinho/RN, no horário das 8h às 12h do dia 17/11 do corrente ano.
No primeiro momento foi feito observações sobre a unidade 3 "O texto como centro das experiências do ensino da língua", enaltecendo a importância do texto no processo de aprendizado dos alunos.
No segundo momento, instiguei comentários sobre o avançando na pr´stica da unidade 2, recolhi os relatório e cobrei o nadamento dos projetos dos cursistas.
No terceiro momentom trabalhei com o material da professora Aya, dando início com o slide 136 que traz os objetivos da unidade em estudo. Trabalhamos dos slides 137 ao 152, que tratava como se realiza a ontertextualidae. Trabalhamos o texto "Outras vidas", Vanessa Melo, procurando comprovar como foi realizada essa intertextualidade e mostrar claramente os tipos de intertextualidade. Em seguida, vimos e comentamos os slides 154 ao 172, que trabalhou o texto "Notícia de jornal", Fernando Sabino; "Morte vida Severina", João Cabral de Melo Neto (sendo um fragmento) e "Pariu no corredor do hospital", Renata Appel mostrando claramente como a intertextualidade aparece e se constrói nos mais variados tipos de textos.
No quarto momento, pedi aos cursistas que em grupo planejassem uma atividade de leitura e produção de texto que seja voltada para o universo das fábulas, como eles poderiam explorarem as fábulas com seus alunos? Em seguida socializamos a atividade.
No quinto moemnto, trabalhei com os cursistas o que é conhecimento de mundo, com os slides 174 ao 189. Logo após, explorei o "Hino Nacional Patrocinado", li o livro "O Carteiro Chegou" que enaltece claramente a intertextulaidade. Realizamos a atividae 13 do slide 227 e socializamos.
No quinto momento trabalehi com os slides que tratam de alusão, e todos os componetes da intertextualidade.
Finalizamos avaliando o encontro, e comentando os avançando na prática.

Trabalhando o TP1 - Unidade 2

O nosso encontro aconteceu na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Nesves, em Parazinho/RN, no horário das 8h às 12h do dia 03/11 do corrente ano.
No primeiro momento, foram feitas observações da unidade 1 que trata das "Variantes Linguisticas: dialetos e registros", enfocando o universo da linguistica da nossa lingua portuguesa.
No segundo momento, trabalhei com os slides 2, 3, 6, 7 e 97, do material cedido pela nossa professora Aya. Em seguida, lemos e discutimos os resumos das páginas 66, 77 e 87 da unidade em estudo, para socializarmos os nossos conecimentos sobre o que é variantes linguisticas.
No terceiro momento trabalahmos com o slide "Chico o orador da turma" e "orador de direito", desenvolvemos a atividade 9 procurando executar os seguintes comandos: relacionar língua, cultura e práticas sociais; língua e exclusão; e foi pedido para os cursistas redigirem um texto argumentativo abordando essas questões. Lemos a carta do Alfredão e discutimos o problema de comunicação estabelecido entre os interlocutores por não partilharem o mesmo código linguistico.
No quarto momento, realizamos a atividade 10 vimos os vídeos "como o brasileiro elogia uma mulher", "o matuto vai ao cinema" e "a decadência da música brasileira", sempre estabelecendo diferenças entre a linguagem formal e a informal.
No quinto momento, trabalhamos a seção 3 da unidade das páginas 77 à 79, socilaizando as atividades.
E para encerrar fizemos comentários do avançando na prática da unidade e recolhi o avançando na prática da unidade anterior juntamente com o relatório de cada cursista.
O encontro foi muito proveitoso e de ganho muito significatifo para a minha prática docente.

domingo, 20 de setembro de 2009

PROJETO

Os projetos dos professores cursistas do GESTAR II, estão encaminhados, seguindo a proposta pedagógica do programa, em trabalhar uma Língua Portuguesa inserida no mundo textual, não as aulas secas com regras e exceções gramaticais. São projetos voltados para a leitura, construção de sentido e produção textual, moldando-se a realidade de cada turma, com as suas necessidades e limitações. O andamento como um todo está muito bom, com os cursistas bastante envolvidos sempre querendo melhorar.
Profª Formadora Karla Roberta.

Avaliação do GESTAR II - Profª Karla Roberta

A avaliação do GESTAR II em Parazinho/RN, foi aplicada apenas em duas turmas do 9º ano, sendo uma da Zona Urbana e outra da Zona Rural, por motivos administrativos da Secretaria Municipal de Educação, totalizando o número de 47 (quarenta e sete) alunos tendo realizado as provas. Sendo uma média de 55 (cinquenta) por cento dos alunos terem acertado mais de 10 (dez) questões, e os 45 (quarenta e cinco) por cento restante terem ficado na média de 4 (quatro) à 9 (nove) acertos.
Na minha auto-avaliação do desempenho dos nossos alunos na prova, é muito positivo, uma vez que mesmo enfrentando todas as nossas limitações dessa nossa nova forma de olhar e trabalhar a Língua Portuguesa, eles se saíram muito bem, aceitando o desafio com dificuldades é claro, mas, com vontade de mudar e também assumir um novo perfil de estudante da língua materna, afinal as mudanças na vida do ser humano devem acontecer lentamente, em especial quando se trata de aprendizagem, ela tem de acontecer cadenciada, para que o resultado final do aluno seja o esperado por toda equipe pedagógica escolar.
Estamos todos de parabéns, com o bom andamento do programa no nosso município, e em especial os nossos alunos por estarem se saindo tão bem.
Profª Formadora Karla Roberta

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Atividade da Profª Maria Elita

Na dinâmica de grupo com as palavras dadas, a cursista escreveu esse belo poema:
Gênero textual: Poema
Palavras Desconectadas
Um muxuango
Coma cara de orangotango
Encontrou uma hermeneuta
E deu-lhe uma pirueta
Vituperado, desastrado
E também canastrão
Fez defenestração
O perfunctório que ele soltava
Gerol uma falácia
E o coitado do sibilino
Que ia passando ignóbil como era
Pegou seu uxoricídio
Que várias vezes com ele tentou o suicídio
Ficou sentido
Mas com essa apoplexia
Que ele sentia
Ficou livre de toda essa polissemia.

PERFIL DOS ALUNOS DO GESTAR II - PARAZINHO/RN

O GESTAR II de Parazinho/RN, tem como formadora de Língua Portuguesa a Proª Karla Roberta Freire de Oliveira, formada em Letras, licenciatura plena pela Universidade Potiguar/UnP, pós-graduada em psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco, e atualmete em fase de conclusão de curso da minha segunda especialização em Leitura e Literatura, também pela Universidade Potiguar/UnP.
Os professores cursistas que inscreveram-se no GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA são os seguintes:
* Da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, Zona Urbana de Parazinho/RN, sendo ministrantes da disciplina inscrita do 5º ao 9º ano:
- Isabel Cristina Ferreira Nunes (Pedagoga e Psicopedagoga);
- Josineide Horácio de M. Santana (Concluindo o curso de pedagogia);
- Maria Nízia Santos da Silva (Pedagoga);
- Rondinely Silva da Cruz (3º grau incompleto).
* Da Escola Municipal Alexandre Câmara, Zona Rural de Parazinho/RN, sendo ministrantes da disciplina inscrita do 6º ao 9º ano:
- Cícera Pinheiro Batista (Concluindo o curso de pedagogia);
- Marilza Félix Nascimento da Silva (Pedagoga e psicopedagoga).
* Da Escola Estadual Professor Miguel Monteiro, Zona Urbana de Parazinho/RN, sendo na referida instituçãp gestora, porém no Município de São Miguel do Gostoso, ministrante da disciplina inscrita do 6º ao 9º ano:
- Maria Elita Cosmo da Silva (Formada em Letras).
Os meus cursistas tiveram um bom desenvolvimento no decorrer do programa, mesmo sendo apenas uma da área de letras, isso occorreu ao fato de estarmos sempre unidos, dividindo os nossos conhecimentos, querendo acertar e colaborando muito na caminhada go GESTAR cumprindo cada um com os seus papéis de professores cursistas, sempre querendo aprender mais, visando o melhoramento dos nossos alunos na nossa língua materna. É com essa nova e maravilhosa proposta do GESTAR II, que estamos quebrando as algemas do ensino da gramática descontextualizada buscando o ensino de uma gramática inserida na nossa vida, no nosso falar cotidiano, partindo do entendimento do texto, da leitura de mundo para formarmos um aluno crítico do mundo que está ao seu redor, e antes de tudo um bom leitor e um bom escritor.`
É dando o melhor de nós ao programa, e tendo como objetivo primordial na nossa caminhada profissional melhorar sempre que finalizo o nosso perfil não como alunos perfeitos, mas sim, como alunos em constante aprimoramento no estágio da aprendizagem.
Profª Karla Roberta