quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Trabalhando o TP2 - Unidade 6/A frase e sua organização

O nosso encontro aconteceu na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Nesves, em Parazinho/RN, no horário das 8h às 12h do dia 17/11 do corrente ano.
No primeiro momento, recolhi e comentamos os avançando na prática dos professores cursistas, e em seguida, tratei dos objetivos da Unidade 5/Gramaática: e seus vários sentidos. Dei início da unidade em estudo, enaltecendo os objetivos do nosso estudo, abrindo um espaço para uma interação entre a formadora e os cursistas.
No segundo momento, vimos todos os resumindos da unidade para que pudesse ficar bem claro o nosso conceito e conhecimento do que é frase e oração, sempre havendo espaço para as colocações dos cursistas, e para que ficássemos inteirados do TP2 - Unidade 6.
No terceiro momento, trabalhei a atividade 7 do TP, na página 59, sendo feito pelos cursistas e socializando a mesma.
No quarto momento, começamos trabalhar a Oficina da Unidade 6, na página 149, trabalhando o TEXTO 1 de Maria Clara Machado "Maria e Pedro na cova do vento", caracterizamos a melodia do texto procurando enfatizar o trabalho da oralidade textual, caracterizamos as tias Adelaide, Adalgisa e Aurélia, pedindo para os cursistas elaborarem perguntas pensando nos seus alunos para que eles pudessem chegar a caracterização do que as três tias possuem em comum e diferentes nas suas personalidades, observando as suas falas, os seus nomes, os seus valores, em oposição as duas crianças, logo ao término da atividade socializamos as produções.
Trabalhamos o TEXTO 2 da oficina de Leo Cunha, "Quatro", procurando interp´retar o poema e produzir um texto narrativo que envolvesse os quatro elementos e as suas oposições. Em seguida houve a socialização.
No quinto momento, elaborei em slides os Fatos Linguísticos que poderiam ser bem trabalhados a partir dos textos estudados, sendo uma experiência bem proveitosa.
E por fim finalizamos o encontro fazendo comentários sobre a proposta do avançando na prática das páginas 51, 56 e 65, como poderia ser trabalhado adequando o nível da atividade a turma, e vendo as questões do projeto elaborado pelos cursistas.

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