terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Trabalhando o TP1 - Unidade 2

O nosso encontro aconteceu na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Nesves, em Parazinho/RN, no horário das 8h às 12h do dia 03/11 do corrente ano.
No primeiro momento, foram feitas observações da unidade 1 que trata das "Variantes Linguisticas: dialetos e registros", enfocando o universo da linguistica da nossa lingua portuguesa.
No segundo momento, trabalhei com os slides 2, 3, 6, 7 e 97, do material cedido pela nossa professora Aya. Em seguida, lemos e discutimos os resumos das páginas 66, 77 e 87 da unidade em estudo, para socializarmos os nossos conecimentos sobre o que é variantes linguisticas.
No terceiro momento trabalahmos com o slide "Chico o orador da turma" e "orador de direito", desenvolvemos a atividade 9 procurando executar os seguintes comandos: relacionar língua, cultura e práticas sociais; língua e exclusão; e foi pedido para os cursistas redigirem um texto argumentativo abordando essas questões. Lemos a carta do Alfredão e discutimos o problema de comunicação estabelecido entre os interlocutores por não partilharem o mesmo código linguistico.
No quarto momento, realizamos a atividade 10 vimos os vídeos "como o brasileiro elogia uma mulher", "o matuto vai ao cinema" e "a decadência da música brasileira", sempre estabelecendo diferenças entre a linguagem formal e a informal.
No quinto momento, trabalhamos a seção 3 da unidade das páginas 77 à 79, socilaizando as atividades.
E para encerrar fizemos comentários do avançando na prática da unidade e recolhi o avançando na prática da unidade anterior juntamente com o relatório de cada cursista.
O encontro foi muito proveitoso e de ganho muito significatifo para a minha prática docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário