terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Trabalhando o TP1 - Unidade 4/A intertextualidade

O nosso encontro aconteceu na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Nesves, em Parazinho/RN, no horário das 8h às 12h do dia 17/11 do corrente ano.
No primeiro momento foi feito observações sobre a unidade 3 "O texto como centro das experiências do ensino da língua", enaltecendo a importância do texto no processo de aprendizado dos alunos.
No segundo momento, instiguei comentários sobre o avançando na pr´stica da unidade 2, recolhi os relatório e cobrei o nadamento dos projetos dos cursistas.
No terceiro momentom trabalhei com o material da professora Aya, dando início com o slide 136 que traz os objetivos da unidade em estudo. Trabalhamos dos slides 137 ao 152, que tratava como se realiza a ontertextualidae. Trabalhamos o texto "Outras vidas", Vanessa Melo, procurando comprovar como foi realizada essa intertextualidade e mostrar claramente os tipos de intertextualidade. Em seguida, vimos e comentamos os slides 154 ao 172, que trabalhou o texto "Notícia de jornal", Fernando Sabino; "Morte vida Severina", João Cabral de Melo Neto (sendo um fragmento) e "Pariu no corredor do hospital", Renata Appel mostrando claramente como a intertextualidade aparece e se constrói nos mais variados tipos de textos.
No quarto momento, pedi aos cursistas que em grupo planejassem uma atividade de leitura e produção de texto que seja voltada para o universo das fábulas, como eles poderiam explorarem as fábulas com seus alunos? Em seguida socializamos a atividade.
No quinto moemnto, trabalhei com os cursistas o que é conhecimento de mundo, com os slides 174 ao 189. Logo após, explorei o "Hino Nacional Patrocinado", li o livro "O Carteiro Chegou" que enaltece claramente a intertextulaidade. Realizamos a atividae 13 do slide 227 e socializamos.
No quinto momento trabalehi com os slides que tratam de alusão, e todos os componetes da intertextualidade.
Finalizamos avaliando o encontro, e comentando os avançando na prática.

Um comentário:

  1. Oi, Karla,
    Estou visitando o seu blog. Sou formador do gestar II em Minas Gerais ( no Norte) e adoro o meu trabalho. Gostei muito do seu blog e gostaria de parabenizá-la por tão importante trabalho. Veja o meu blog http://fabiogoncalveselinguagens.blogspot.com
    Beijos e bom trabalho!

    ResponderExcluir